História
O Grupo SCIRE é um grupo voltado ao estudo de Bioengenharia. O grupo é localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo sua origem com alunos do Departamento de Automação e Sistemas, do curso de Engenharia de Controle e Automação.
Em maio de 2012, em uma excursão à semana acadêmica de mecatrônica da USP de São Carlos(Sematron) realizada pela Empresa Júnior da Automação da UFSC (Autojun), os dois fundadores, Francisco Escher Guimarães da Silva e Nicholas Drabowski, se conheceram e descobriram compartilhar do mesmo fascinio pela área da Bioengenharia. Na mesma ocasião tiveram a ideia de abrir o grupo, com pretensões ambiciosas.
Ao voltar a Florianópolis, continuaram com a ideia, compartilhando-a com amigos e professores. Ao perceber o interesse de ambas as partes, foi feito um convite por meio de redes sociais àqueles que quisessem participar também, que foi prontamente respondido. A quantidade de inscrições foi tão alta que teve que ser feita uma seleção entre os interessados.